sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O que é a Filosofia?


Ao indagarmos as pessoas sobre “o que é a Filosofia?”. Algumas responderiam que é uma atitude comportamental, outras que é uma atividade inexpressiva, pois não traz rentabilidade, outras diriam que é uma atividade muito difícil (ouço isto constantemente) e que somente gente doida ou muito inteligente gosta. A Filosofia não é este bicho de sete cabeças como é pintada por aí. Ela está muito perto de nós em nosso cotidiano e muitas vezes nos esquecemos ou não possuímos uma sensibilidade apurada para percebemos que ela é nossa companheira há aproximadamente 2700 anos.
Esta nova maneira de enxergar a realidade nasceu com Tales de Mileto (século VI a. C.) ao tentar buscar uma explicação racional para o princípio (arché) de todas as coisas. Que perpassa toda a história do homem ocidental dando um salto qualitativo e quantitativo em nossa maneira de viver, agir e pensar (Ora!!! Pensamos a maneira grega. Como não entendemos grego?).
O Filósofo Platão (427-347 a. C.) que é um “Superman” da história do pensamento dizia: a Filosofia é o uso da inteligência humana em proveito do ser humano. Ou seja, pode se concluir, nem precisamos pensar muito, que a Filosofia faz parte de mim e da humanidade, mas o que obscurece minha visão e impede de eu veja a luz? (Mito da Caverna). Será que a vida prática, corrida e estressante impede de me espantar com as maravilhas do mundo - Aristóteles – disse mais ou menos isto: o estupor, o encantamento com o mundo suscita a processo filosófico no homem.
Creio, que a Filosofia sendo uma ciência tendo um objeto de estudo que é o Todo (totalidade das coisas) não é alcançável ao homem moderno e a modernidade tecnológica que tende a especificidade “hoje tem especialista para tudo, vamos do especialista do fio de cabelo ao da menor molécula do universo” tudo bem é necessário especialidade, mas faz com que homem não veja o Todo. Portanto, faz com que o ser humano não se admire com as maravilhas do mundo e também produz uma certa atrofia racional porque tudo já está pronto e não preciso criar mais nada, pois os outros pensam e solucionam problemas por mim.
A Filosofia é o se deixar encantar; é amar o conhecimento [por amor os gregos compreendem três maneiras: Eros que a grosso modo é o amor – desejo, este desejar está ligado a tudo: poder, dinheiro, paz, não é um amor erótico; Ágape é o amor - doação de entrega pelo bem do outro; e a Filia é o equilíbrio entre o Eros e o Ágape ou seja a amizade]. Por fim, a Filosofia é uma busca desinteressada pelo conhecimento é ser amigo (filo) do saber, da sabedoria (Sofia).
Portanto, a Filosofia está em nossas vidas no cotidiano, mas deixamos de nos maravilharmos com o mundo, com a natureza, com o homem e com o transcendente.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Arché

Olá Amigos!!!
Este espaço é um importante meio de divulgação da Filosofia como ferramenta educacional, social e pessoal.
Sejam bem vindos!!!
Prof° Rodrigo.

O que é a verdade?